Tuesday, April 25, 2006

O mais grave acidente nuclear da historia da humanidade


Nas primeiras horas do dia 26 de Abril de 1986, um dos 4 reactores nucleares da estacao nuclear de Chernobyl, explodiu.
Os responsaveis, em Moscovo, foram lentos em admitir o que tinha acontecido, mesmo depois de um aumento de radioactividade ter sido detectado por outros paises.
A falta de informacao por parte do Governo local, deixa um ponto de interrogacao no total de vitimas afectadas nas zonas envolventes a' explosao.
A contaminacao e', actualmente, um problema real e as discussoes e estudos sobre quais as consequencias futuras do mais grave acidente nuclear da historia da humanidade continuam sem resposta.




A explosao libertou, pelo menos, 100 vezes mais radiacao do que as bombas atomicas lancadas em Nagasaki e Hiroshima.
Grande parte dessa radioactividade ficou depositada perto de Chernobyl, nas zonas da Bielorussia, Ucrania e Russia. Cerca de 350,000 pessoas foram realojadas fora das zonas de perigo, mas cerca de 5.5 milhoes continuam a' espera.
Depois do acidente, tracos de radioactividade foram detectados em praticamente todos os paises pertencentes ao nordeste do hemisferio europeu, sendo o vento e a queda de chuvas inconstantes, as grandes "culpadas" pela contaminacao de zonas que nao eram "vizinhas" as zonas directamente afectadas.
A Escandinavia, por exemplo, foi uma das zonas fortemente afectada e partes do Reino Unido onde, actualmente, os agricultores ainda podem vir a ser victimas do pos-Chernobyl.

Estes excertos do texto foram integralmente baseados e traduzidos por mim, Nuno Goncalves, da edicao on-line da BBC news, na edicao de 25 de Abril de 2006.