Sunday, April 30, 2006

'As mulheres deste mundo...


Feminina

Eu queria ser mulher pra me poder estender
Ao lado dos meus amigos, nas "banquettes" dos cafes.
Eu queria ser mulher para poder estender
Po-de-arroz pelo meu rosto, diante de todos, nos cafes.

Eu queria ser mulher pra nao ter que pensar na vida
E conhecer muitos velhos a quem pedisse dinheiro -
Eu queria ser mulher para passar o dia inteiro
A falar de modas e a fazer "potins" - muito entretida.

Eu queria ser mulher para mexer nos meus seios
e aguca-los ao espelho, antes de me deitar -
Eu queria ser mulher para que me fossem bem estes enleios,
que num homem, francamente, nao se podem desculpar.

Eu queria ser mulher para ter muitos amantes
e engana-los a todos - mesmo ao predilecto -
Como eu gostava de enganar o meu amante loiro, o mais esbelto,
com um rapaz gordo e feio, de modos extravagantes...

Eu queria ser mulher para excitar quem me olhasse,
Eu queria ser mulher para me poder recusar...

Paris - Fevereiro, 1916
Sa Carneiro, Cartas, II vol.

Fotografia por Nuno Goncalves, Nelas, Portugal 2002