Saturday, April 29, 2006

A capital alema das bicicletas... E nao so!!!








A capital alema das bicicletas... e nao so!

Esta particularidade esta ligada ao facto de entre as 500.000 bicicletas registadas, a cidade oferece uma media de quase duas bicicletas por habitante!!!. E' claro que para albergar meio milhao de velocipedes, a cidade de Munster foi estruturada com uma alargada rede de vias para os ciclistas que todos os dias percorrem as ruas desta pacata cidade. "Promenade" foi o nome escolhido para o antigo espaco ocupado pelos muros da cidade e onde nasceu uma verdadeira rede de auto-estradas para bicicletas e pedestres. O principal parque da cidade esta situado junto a saida da estacao de comboios e tem capacidade para 3500 bicicletas, uma loja onde se podem alugar e, claro esta, uma oficina. Munster foi tambem, nos anos 70, a porta de entrada do "skateboard" na Alemanha e onde se realiza anualmente o Campeonato Mundial, com a designacao de "Munster Monter Mastership".

Historicamente, o nome Munster vem do mosteiro, fundado no ano de 793, a partir do qual a cidade se desenvolveu. Foi tambem nesta cidade que se assinou o tratado que viria a terminar com a Guerra dos Trinta Anos na Europa.

Estas fotografias foram tiradas em julho de 2005, por ocasiao do Campeonato do Mundo de Skateboard, onde eu estive, finalmente, pela primeira vez.